20051026
20051024
O Contrato Social
A Ovelha, by João Pedro Vale.
O Museu Bordalo Pinheiro reabriu as portas no princípio deste mês de Outubro com uma exposição temporária que tomou por título o da influente obra de Jean-Jacques Rousseau. A relação entre arte e cidadania é o ponto de partida simbólico da selecção desta mostra, que tem como referência a vida de participação no espaço público que foi a de Bordalo. Este modelo cívico, possível numa sociedade que no pensamento Rousseaniano terá começado com o contrato social entre os Homens, e a alusão à relação entre os cidadãos e as instituições que os representam pós-estado natureza, designam naturalmente uma missão social para a arte.
20051023
Honoris Causa
Cerimónia de Doutoramento de Kofi Annan.
Universidade Nova de Lisboa, 12 de Outubro.
Este título foi-lhe concedido nas áreas da Ciência Política, do Direito e das Relações Internacionais pela sua “contribuição para o prestígio e progresso das instituições ao serviço da Humanidade, em termos de direitos humanos, valores culturais e do património mundial”.
Por outras palavras, o prestígio da universidade que o atribui é simultaneamente enriquecido pela eminência do mérito da personalidade que o recebe, que assim fica associada ao seu corpo de doutores.
20051016
Cremaster Cycle
Cremaster 3.
While definitely not for everyone, no one can argue that Barney's auto-erotic myth-making and dreamlike stream of associations is anything less than extraordinary.
Barney has been criticized as willfully esoteric, but if traditional meaning is once again elusive in this film, it remains an enthralling aesthetic experience, one that's steeped in mystery and a ravishing, baroque beauty.
CREMASTER 3 (2002) is set in New York City and narrates the construction of the Chrysler Building, which is in itself a character - host to inner, antagonistic forces at play for access to the process of (spiritual) transcendence. These factions find form in the struggle between Hiram Abiff or the Architect (played by Richard Serra), and the Entered Apprentice (played by Barney), who are both working on the building. They are reenacting the Masonic myth of Hiram Abiff, purported architect of Solomon's Temple, who possessed knowledge of the mysteries of the universe. The murder and resurrection of Abiff are reenacted during Masonic initiation rites as the culmination of a three-part process through which a candidate progresses from the first degree of Entered Apprenticeship to the third of Master Mason.
Five-part epic film saga [1995-2002]
Cremaster 2.
Considered by some as "ultimately the most important American artist of his generation," Matthew Barney became the star du jour thanks to his five-part epic film saga.
The series is utterly original and underpinned by a script which makes use of a highly symbolic language.
Sleekly elegant dirigible stewardesses appear in Cremaster 1 (40 min.); Dazzling ice landscapes and bizarre Gary Gilmore reenactments in Cremaster 2 (79 min.); A Houdini zombie, a racetrack of rotting horses, and Aimee Mullins as the cheetah woman in Cremaster 3 (182 min.); A tap-dancing man-beast and androgynous faeries in Cremaster 4 (42 min.) and in Cremaster 5 the alarming image of Barney's testicles attached to doves by brightly colored ribbons (55 min.).
20051009
A Qualidade da Democracia
Cumprir o dever ou gozar (d)o direito?
Cívico, está claro. O poder local em Portugal é jovem, e nós por aqui detentores juniores da identidade de cidadãos de um país democrata. O resto da Europa assistiu com assombro à maneira particularmente célere como Portugal alterou hábitos no pós-ditadura para padrões comportamentais tão mais semelhantes a esta. O novo perfil português não tardou a incluir factores negativos como a abstenção, ao contrário de outros positivos como a eficiência e a produtividade. Em dia de eleições urge questionar a participação cívica - depois da acalorada participação pós-25 de Abril, onde pára a cidadania activa? Um dos indicadores desta, a percentagem de cidadãos nacionais membros de Associações e Organizações Não-Governamentais, está lamentavelmente longe da média Europeia.
Este e outros problemas que enfrentam hoje as democracias, claramente não apenas a nossa (fim das ideologias na cena político-partidária - e correspondente quebra dos laços entre eleitores e partidos, desresponsabilização de políticos e administração pública, sub-representação feminina ou de segmentos sociais minoritários, clientelismo e corrupção) não serão todos solucionáveis através de reformas políticas mas pela participação cívica (de todos) e debate democrático (realisticamente, sobretudo dos representantes).