[quote_____:THAT]

20060927

O fim do Processo

Começaram de novo as repugnantes cortesias; um dava, por cima de K., a faca ao outro, que a restituía do mesmo modo. Agora K. sabia exactamente que o seu dever teria sido agarrar a faca quando ela passasse por cima de si e espetá-la no próprio corpo. Mas não o fez; em vez disso, voltou o pescoço ainda livre e olhou em redor. Não podia satisfazer inteiramente , pois não era capaz de aliviar as autoridades de todo o trabalho; a responsabilidade deste último erro tinha-a aquele que o privara do resto das forças que para isso lhe eram necessárias. [...] Havia ainda objecções por levantar? Havia-as com certeza. A lógica é na verdade inabalável, mas não resiste a um homem que quer viver. Onde estava o juiz que ele nunca tinha visto? Onde estava o alto tribunal que ele nunca tinha alcançado? Levantou as mãos e estendeu os dedos.
Mas um dos homens pôs-lhe as mãos no pescoço, enquanto o outro lhe espetava profundamente a faca no coração e aí a rodava duas vezes. Moribundo, K. viu ainda os dois homens muito perto do seu rosto, com as faces quase coladas, a observarem o desfecho.
- Como um cão! - disse. Era como se a vergonha devesse sobreviver-lhe.



Franz Kafka, 1925

2 Comments:

Blogger marta cs said...

O Processo!!! Fantástico! Identifiquei logo. Um livro do qual a sensação com que se fica é a de que a própria existência humana é condenada. Beautiful!

11:40 pm  
Blogger Carpinteiro said...

É mesmo, o final é uma condenação absoluta. Surpreendeu-me, e por isso é que acabou aqui...u

10:08 am  

Post a Comment

<< Home

Locations Vacances ANYLOC
ANYLOC - Locations vacances de particulier.Partenaires ANYLOC : Vacances Particuliers | Locations Vacances Europe | Vacances France | Location Vacances | Vacances entre Particuliers | TOP Locations Vacances | Location Vacances
Location Vacances