[quote_____:THAT]

20060124

Comissão aceita trangénicos...

A Comissão Europeia (CE) ordenou à Grécia que levante a sua proibição de semear milho geneticamente modificado (OGM) produzido pela Monsanto. O governo grego baniu essas sementes em Abril de 2005, dizendo acreditar que os produtos apresentavam um perigo para a saúde, mas de acordo com a decisão da CE, a Grécia não conseguiu fornecer a informação necessária para justificar esta medida.

Recorde-se que a Grécia tem constantemente votado contra propostas de novas autorizações de OGMs, tal como acontece com a maioria dos estados membros, não tendo contudo havido maioria qualificada no conselho, o corpo decisório dos estados membros, necessária para impedir novas autorizações de OGMs. E como também não houve uma maioria que aceitasse a introdução desses organismos, a decisão regressou à CE, que os autorizou.

Portugal cultivou 750 hectares de milho transgénico em 2005, retomando esta produção, no ano em que a superfície mundial de culturas geneticamente modificadas aumentou 11 por cento, para 90 milhões de hectares.

Segundo o relatório anual da organização Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações
Agro-Biotecnológicas (ISAAA) publicado quarta-feira, cerca de 8,5 milhões de agricultores de 21 países utilizam actualmente variedades transgénicas. Quatro novos países - Portugal, França, República Checa e Irão - e cerca de 250 mil agricultores juntaram-se a este cultivo em 2005, contribuindo para alcançar um "marco histórico".

Portugal retomou o cultivo de produtos geneticamente modificados após cinco anos de interrupção, ao destinar 750 hectares para o cultivo de milho transgénico, da superfície total da produção deste cereal no país (cerca de 135 mil hectares).

O Brasil foi o país que registou o maior aumento no cultivo de produtos transgénicos (mais 4,4 milhões de hectares), seguido pelos Estados Unidos da América (2,2), Argentina (0,9) e Índia (0,8).

A soja resistente aos herbicidas continua a ocupar a maioria (60 por cento) das superfícies plantadas de produtos alterados, seguida pelo milho (24) e pelo algodão (11). O cultivo de produtos geneticamente modificados iniciou-se em 1996 em seis países,ocupando na época 1,7 milhões de hectares.

Via Centro de Média Independente

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Locations Vacances ANYLOC
ANYLOC - Locations vacances de particulier.Partenaires ANYLOC : Vacances Particuliers | Locations Vacances Europe | Vacances France | Location Vacances | Vacances entre Particuliers | TOP Locations Vacances | Location Vacances
Location Vacances