[quote_____:THAT]

20060207

Reciclar - as metas europeias

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, reconheceu hoje à agência Lusa que a reciclagem de embalagens de plásticos em 2005 ficou aquém da meta dos 15 por cento imposta pela directiva comunitária. Contudo,

"Há que salientar que em quatro indicadores falhámos um. Cumprimos as metas para o vidro, papel/cartão e metal, e falhámos por quatro por cento no plástico".

Em cada uma das quatro fileiras de embalagens Portugal deveria ter reciclado no ano passado 15 por cento do que é colocado no mercado, meta que foi ultrapassada em três destas com uma taxa de reciclagem de 45% para o vidro, 60% para o papel e cartão e 57% para os metais.

"Ainda há muito para fazer em Portugal, tanto mais que as metas comunitárias para 2011 são muito mais exigentes. Queremos nomeadamente fomentar a recolha porta-a-porta e em zonas rurais, assim como a recolha em organismos da Administração Pública", disse.

Entretanto, a entidade gestora dos resíduos de embalagens em Portugal, a Sociedade Ponto Verde (SPV), anunciou hoje ter cumprido as metas definidas pela União Europeia pata "todos os materiais". As quantidades de embalagens recolhidas e enviadas para reciclagem pela SPV "permitiram não só atingir como ultrapassar as metas definidas" para a empresa em 2005, refere a SPV em comunicado hoje divulgado. Somando todas as embalagens, entre vidro, papel/cartão, plástico, aço, alumínio e madeira, a SPV contabilizou o envio de 319.660 toneladas de material, o que representou um aumento de 18 por cento face ao ano anterior.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Locations Vacances ANYLOC
ANYLOC - Locations vacances de particulier.Partenaires ANYLOC : Vacances Particuliers | Locations Vacances Europe | Vacances France | Location Vacances | Vacances entre Particuliers | TOP Locations Vacances | Location Vacances
Location Vacances