Reciclar - as metas europeias
"Há que salientar que em quatro indicadores falhámos um. Cumprimos as metas para o vidro, papel/cartão e metal, e falhámos por quatro por cento no plástico".
Em cada uma das quatro fileiras de embalagens Portugal deveria ter reciclado no ano passado 15 por cento do que é colocado no mercado, meta que foi ultrapassada em três destas com uma taxa de reciclagem de 45% para o vidro, 60% para o papel e cartão e 57% para os metais.
"Ainda há muito para fazer em Portugal, tanto mais que as metas comunitárias para 2011 são muito mais exigentes. Queremos nomeadamente fomentar a recolha porta-a-porta e em zonas rurais, assim como a recolha em organismos da Administração Pública", disse.
Entretanto, a entidade gestora dos resíduos de embalagens em Portugal, a Sociedade Ponto Verde (SPV), anunciou hoje ter cumprido as metas definidas pela União Europeia pata "todos os materiais". As quantidades de embalagens recolhidas e enviadas para reciclagem pela SPV "permitiram não só atingir como ultrapassar as metas definidas" para a empresa em 2005, refere a SPV em comunicado hoje divulgado. Somando todas as embalagens, entre vidro, papel/cartão, plástico, aço, alumínio e madeira, a SPV contabilizou o envio de 319.660 toneladas de material, o que representou um aumento de 18 por cento face ao ano anterior.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home