Mais turismo - Torrejais
Vista do corredor exterior da casa da Horta de Torrejais.
No seguimento do meu "Best of" da nossa nação lusa, focado no turismo rural, aqui fica a referência a esta Horta no Baixo Alentejo. Passeando por esta propriedade pode-se encontar para além da horta e jardins das casas, uma ribeira, um olival, uma laranjal, e até mato mediterrânico! Uma das duas casas da propriedade é uma casa do séc. XIX recuperada, à qual se adicionou uma parte nova - ambas com a mão da Arq.ª Teresa Ferreira. O design do site, como noutros casos, deixa a desejar, mas vale a pena ver as fotos da casa e a planta da propriedade para um cheirinho do que por lá se pode encontrar.
Os árabes deixaram-nos as paredes caiadas, o cheiro a alecrim, o gosto pelas hortas e sistemas de rega experimentados em laboratórios naturais chamados oásis.
À Horta de Torrejais, percorrida pela Ribeira com o mesmo nome, pode-se chamar isso mesmo: oásis. A simples arquitectura da casa, com os seus tectos de abóbada ou de caniço, é continuada no exterior por uma arquitectura vegetal em que as laranjeiras formam colunas e as romaneiras arcos.
A produção e apanha dos diversos frutos marcam o ritmo e a cor da paisagem, a par das diferentes aves que nos visitam e animam com as suas cores e cantos.
No Verão com o calor, o som da água na ribeira acalma, e um bom banho na piscina refresca. No Inverno, o olival desempenha a sua última função no ciclo produtivo dando o seu futuro para ser transformado no ouro verde: o azeite. Os finais dos dias passam-se à lareira em amenas conversas.
[...] esta vetusta casa expressa bem o carácter da terra alentejana, constituindo excelente exemplo da arte dos mestres pedreiros do passado, os quais dentro de uma tradição que encontra as suas raízes no legado construtivo islâmico-berbere, sabiam edificar em perfeita empatia com o «local» e com os materiais construtivos que tinham à mão: a terra batida, a alvenaria de pedra, a telha e as «baldosas» de fabrico manual, o caniço, a madeira e pouco mais.
In Artigo introdutório à Horta de Torrejais e Projecto de TRE Horta de Torrejais - caracterização ambiental e paisagística
1 Comments:
fiquei curioso...embora suponha que mais do que o sítio em si, o principal é com quem é descoberto...:)
Post a Comment
<< Home