[quote_____:THAT]

20060301

Os escassos recursos energéticos da Europa

A União Europeia não possui recursos energéticos domésticos abundantes e, no caso do petróleo e dos gás natural, a extracção é consideravelmente mais cara do que em outras partes do globo. Além disto é esperado que estes recursos diminuam a um ritmo determinado pela evolução dos preços a nível mundial e pelo progresso tecnológico.

É fácil ver a importância da energia na economia Europeia: a União Europeia era responsável por cerca de 15% do consumo mundial de energia já em 2000, tratando-se do maior importador de energia e o segundo maior consumidor a seguir aos Estados Unidos. Além disto, a procura de energia primária nos territórios das Comunidades Europeias cresceu em cerca de 10% entre 1990 e 2000.

No caso do Petróleo, a exploração das reservas do Mar do Norte são caras (os custos de extracção são muito mais altos do que no Médio Oriente) e prevê-se que, na melhor das hipóteses, estas poderão representar mais 25 anos de produção ou 8 anos de consumo aos níveis actuais. O Gás Natural do Mar do Norte segue o mesmo padrão do petróleo. Neste caso contamos com a produção da Noruega, um membro da Área Económica Europeia, cujas reservas representam 23 anos de consumo aos níveis actuais.

O Carvão da Comunidade custa três a quarto vezes o preço mundial. As reservas deste mineral são muito extensas mas o problema da competitividade levará a UE a cortar a produção drasticamente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home

Locations Vacances ANYLOC
ANYLOC - Locations vacances de particulier.Partenaires ANYLOC : Vacances Particuliers | Locations Vacances Europe | Vacances France | Location Vacances | Vacances entre Particuliers | TOP Locations Vacances | Location Vacances
Location Vacances